Portal Içaense

Santo Antônio do Içá - Amazonas - Brasil

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

História da Igreja

E-mail Imprimir PDF

Capela em madeiraA Paróquia de  Santo Antonio de Lisboa teve origem com a construção de uma capela em madeira por Frei Ambrósio de Cifana, com a ajuda dos moradores do pequeno povoado denominado Boa Vista, atual cidade de Santo Antonio do Içá. A capela foi benta pelo Monsenhor Evangelista da Cefalônia no dia 13 de junho de 1935, foi edificada, ampliada e inaugurada pelo Prefeito Apostólico Monsenhor Thomás de Marcelano no dia 13 de junho de 1940. O povoado recebia a visita constante dos Padres Capuchinhos e na data de 10/03/1951 foi designado para permanecer dando assistência religiosa Frei Diogo de Ferentilo. Em 13/06/1951, com o desmembramento da Paróquia de São Pedro Apóstolo - Tonantins, Frei Diogo de Ferentilo toma posse como primeiro vigário, momento em que a leitura do documento de fundação da Paróquia de Santo Antonio de Lisboa e Promulgação de seus limites, pelo Prefeito Apostólico Frei Venceslau de Spoleto.

Em 18 de junho de 1951 é apresentada por Frei Venceslau de Spoleto a Bula Pontifícia que promovia a Prefeitura Apostólica à Prelazia Nulius do Alto Solimões.

Frei Diogo de Ferentilo prestou relevantes serviços religiosos e comunitários ao município de Santo Antonio do Içá até abril de 1962, período em que a cidade já consta como Município autônomo, cuja instalação deu-se em 13 de março de 1956 e contava com uma população maior.

Em 12 de abril de 1962 toma posse da Paróquia Frei Reinaldo Altieri de S. Salvo, que com muito entusiasmo começa a construção da Igreja em alvenaria, cuja inauguração aconteceu na da de 13 de junho de 1970, dia do Padroeiro Santo Antonio de Lisboa, com a procissão saindo da antiga capela para a nova Igreja, encerrando com a celebração da Santa Missa. Neste período era Prelado o Monsenhor Adalberto Marzi que serviu a Região do Alto Solimões dando importantíssima assistência religiosa, atendendo, em diversas áreas, a população.

A Paróquia de Santo Antonio de Lisboa teve também como vigários: Frei Silvestre Scica, Frei Miguel Arcanjo da Gama, Frei Celso Caldas de Souza, Frei José Frank, Frei Regivaldo, Frei Jomerson Aparício, padres que muito contribuíram na formação religiosa do povo içaense.

Atualmente, Frei Paulo Baiano é o Pároco da Paróquia de Santo Antonio de Lisboa, cuja Igreja está localizada à Avenida Costa e Silva, Praça Santo Antonio, s/n° - Centro. Ao lado da Igreja está a Casa Paroquial onde funciona a Secretaria da Paróquia. A Prelazia do Alto Solimões, hoje denominada Diocese do Alto Solimões.

Portanto, a Paróquia de Santo Antonio de Lisboa, que recebe o nome de seu padroeiro, deu origem ao nome do município, Santo Antonio do Içá.

A Festa do Padroeiro acontece todos os anos no período de 1° a 13 de junho, com a realização da trezena e demais atos religiosos na Igreja Matriz, com a participação dos devotos. Todas as noites há animado arraial no Centro Cultural Frei Reinaldo, com a venda de comidas e bebidas, com a realização de bingos e leilões, de danças folclóricas e shows de cantores.


História da Igreja
 

Bolo à Beça

Granja Santa Clara

Expresso Pizza

Elegance


Pensamento do Dia

O verdadeiro amor nunca se esgota. Quanto mais se dá, mais se tem. (Saint - Exupéry)

Facebook

Previsão do Tempo

Imagem do Dia

Número de Visitantes

174804
HojeHoje125
OntemOntem156
Esta SemanaEsta Semana125
Este MêsEste Mês3523
Todos os diasTodos os dias174804
?
?
UNKNOWN

This page uses the IP-to-Country Database provided by WebHosting.Info (http://www.webhosting.info), available from http://ip-to-country.webhosting.info

Quem está Online

Nós temos 95 visitantes online