Portal Içaense

Santo Antônio do Içá - Amazonas - Brasil

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

História da Cidade

E-mail Imprimir PDF

INTRODUÇÃO

Santo Antonio do Içá é uma cidade simples, bonita e acolhedora. Todos que aqui chegam, sentem-se fascinados e aqui ficam, criam raízes, constituem família, confirmando a frase do Hino do Município: "Cidade que a todos acolhe, com o mesmo encanto gentil".

É uma cidade que além de hospitaleira, oferece grande fartura, com enorme variedade de peixes e frutas, com flora e fauna riquíssimas, além do comércio que abastece com o necessário para o bem-estar dos munícipes.

A cidade está localizada à margem esquerda do Rio Solimões, com vista deslumbrante da natureza local, a mata, o rio; com aprazíveis paisagens, natural atração para os moradores e visitantes; aí aportam os barcos que sobem e descem o rio, importantíssimos para a população içaense, pois o transporte fluvial é o meio mais usado para o deslocamento até à Capital do Estado e outras cidades.

Santo Antonio do Içá está em pleno crescimento e desenvolvimento, a população cresce constantemente, resultado, principalmente, do êxodo rural. Este crescimento é acompanhado pelo progresso, por exigência natural da necessidade de assistência à população.

Todos que aqui nascem, orgulham-se de ser içaenses, honram esta cidade e quando partem não esquecem de voltar para uma visita. Santo Antonio do Içá merece o carinho e atenção dos munícipes e governantes para que possa receber sempre o título de "Cidade Presépio do Alto Solimões".

Profª. Suzana Maria da Costa Portela

I - ASPECTOS HISTÓRICOS

A história do Município de Santo Antonio do Içá remonta a Igreja em louvor ao Divino Espírito Santo, fundada no lugar denominado Tonantins, em 1813. Seguramente antes de 1813 é fundada em região próxima, também à margem do Rio Solimões, o povoado de Boa Vista, atual cidade de Santo Antonio do Içá.

De 1911 até 1933, Tonantins e Boa Vista fazem parte de São Paulo de Olivença, quando este é instaurado como município autônomo, desmembrado de Tefé. Em 1º de dezembro de 1938, pelo Decreto-Lei n°176, São Paulo de Olivença conta, em sua estrutura administrativa, com os distritos de Tonantins e Boa Vista, o segundo já com a denominação atual de Santo Antonio do Içá.

Em 19 de dezembro de 1955, pela Lei Estadual n°96, os distritos de Tonantins e Santo Antonio do Içá são desmembrados de São Paulo de Olivença, passando a constituir o Município autônomo de Santo Antonio do Içá.

Em 13 de março de 1956, foi instalado o Município de Santo Antonio do Içá com seu Prefeito Municipal nomeado pelo Governador do Estado.

Em 4 de julho de 1968, pela Lei Federal n°5.449, há seu enquadramento como área de Segurança Nacional. Em 10 de dezembro de 1981, pela Emenda Constitucional n°12, o Município de Santo Antonio do Içá, até então constituído do Distrito de Tonantins, perde este último, que passa à condição de Município autônomo.

O nome do Município origina-se de seu Padroeiro "Santo Antonio de Lisboa" e do Rio Içá, afluente do Rio Solimões que deságua à margem do município. Sabe-se também que o nome "Içá" origina-se da grande quantidade de formigas que existiam no povoado e que recebiam este nome, de origem indígena, e estão representadas no Brasão do Município.

"Tonantins foi fundada pelo Frei Matias Diniz, que ali aderiu aos índios Caiuvicenas. Em 1728 o missionário foi assassinado pelos seus estecrimenos, que em seguida abandonaram o povoado e subiram o rio Tonantins”.

Em 1813, o negociante José Antônio de Morais construiu em Tonantins um templo religioso a que deu como orago o Divino Espírito Santo.

Pela Lei de 18 de agosto de 1865 foi criada a freguesia de Tonantins.

Boa Vista foi a primeira denominação da atual sede municipal de Santo Antonio do Içá. Não se sabe precisamente a data da sua fundação. Entretanto, antes de 1831, pelo que foi dito. já existia".

"Reclus diz que o nome de Içá foi dado pelos Omaguas. Acredita-se que a denominação provenha dos antigos índios Içá, que povoaram as margens deste poderoso sulco potâmico, os quais por sua vez tiraram o nome de uns macacos de boca de preta, que lhe infestavam as matas marginais". (Retirado da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros IBGE)

II - ADMINISTRADORES DO MUNICÍPIO DE SANTO ANTONIO DO IÇÁ

O município de Santo Antonio do içá, instalado em 13 de março de 1956 teve como 1° Prefeito o Sr. ZENITH RAMOS nomeado pelo Governador do Estado em 1956, que administrou até 1959. Para o mandato seguinte foi eleito o Sr. PAULO SOARES administrando o município de 1960 a 1962. O Sr. PAULO SOARES teve o mandato cassado pela Câmara Municipal, sendo substituído pela Profª. DORALICE BICHARRA FRANCO, então Presidente da Câmara Municipal que administrou no período de 1963 a 1964. Foi eleito Sr. ZENITH RAMOS, administrando o município até o ano de 1968. Em 1969 foi nomeado o Sr. JACOB ACRIZ que administrou até 1975, este foi substituído pelo Sr. CÍCERO SOARES DE CARVALHO com administração e, 1976, substituído pelo Sr. RAIMUNDO DE SOUZA GOMES, então Presidente da Câmara Municipal, que administrou durante o ano de 1977.

Em 1978 foi nomeado pelo Governador do Estado o Sr. ALUÍZIO DE SOUZA GOMES, administrando o Município até o ano de 1985. Para o mandato seguinte foi eleito o Sr. HUGO RIBEIRO DA COSTA, em 15 de novembro de 1985, administrando de 1986 a 1988.

O Sr. ROBERTO MAFRA FILHO foi eleito em 15 de novembro de 1988 para administrar o município no período de 1989 a 1992. O Sr. JOÃO JERÔNIMO PORTELA foi eleito em 15 de novembro de 1992 e administrou no período de 1993 a 1996. Para o mandato seguinte foi eleito o Sr. ANTUNES BITAR RUAS, em 30 de outubro de 1996, que administrou no período de 1997 a 2000.

A Sra. INÊS BARANDA HORTÊNCIO foi eleita em 3 de outubro de 2000 para administrar o município no período de 2001 a 2004. O Sr. ANTUNES BITAR RUAS, foi eleito em outubro de 2004 para administrar o município no período de 2005 a 2008, e sendo reeleito em outubro de 2008 para administrar o município no período de 2009 a 2012.

Atualmente o município é administrado pelo Prefeito Sr. ABRAÃO MAGALHÃES LASMAR, eleito em 7 de outubro de 2012 para administrar no período de 2013 a 2016.

História da Cidade
 

Bolo à Beça

Granja Santa Clara

Expresso Pizza

Elegance


Pensamento do Dia

Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje. (Provérbio Chinês)

Facebook

Previsão do Tempo

Imagem do Dia

Número de Visitantes

174804
HojeHoje125
OntemOntem156
Esta SemanaEsta Semana125
Este MêsEste Mês3523
Todos os diasTodos os dias174804
?
?
UNKNOWN

This page uses the IP-to-Country Database provided by WebHosting.Info (http://www.webhosting.info), available from http://ip-to-country.webhosting.info

Quem está Online

Nós temos 93 visitantes online